José Pinto (Zé Pinto) nasceu em Ovar, em 1948, e é o primeiro de quatro filhos de uma família de vareiros. Iniciou bem cedo a sua ligação ao clube alvinegro e foi no campo da Ovarense que deu os primeiros pontapés na bola. Ali jogou nos escalões de formação e já adulto foi fundador da secção de atletismo do clube, dirigente e responsável pelo futebol de formação. O amor ao clube da terra foi crescendo com o passar dos anos e a vontade de escrever a história do clube foi aumentando. Mas, foi a onda vitoriosa, no final da década de 1980, do basquetebol e do futebol da Ovarense, que ‘mais mexeu’ com Zé Pinto. A partir dali o sonho não mais parou e a aventura de escrever a história da Ovarense teve o seu início.
Foram 24 anos de intensa e criteriosa pesquisa, que agora começam a transformar-se em obras escritas. O primeiro de quatro volumes da história da Associação Desportiva Ovarense - “Uma chama que resiste” -, transformada em livros, já está nas bancas, e o seu lançamento teve lugar na biblioteca da Câmara Municipal de Ovar, numa cerimónia que contou coma presença de dezenas de amigos e familiares do autor.
Ao PRAÇA PÚBLICA, Zé Pinto contou a história da sua ligação ao clube, revelou as motivações que o conduziram a esta aventura, e destacou o que considera serem os momentos mais marcantes dos primeiros 40 anos da coletividade (1921-1960). Leia a entrevista completa na edição em papel
Categorias Cultura