A Infraestruturas de Portugal (IP) já lançou o concurso a para a contratação da empreitada de Renovação Integral de Via, entre Ovar (Válega) e Espinho, na Linha do Norte. Com um preço base de 90 milhões de euros, este investimento tem por objetivo “reforçar os níveis de disponibilidade, operação e segurança ferroviária”, diz a instituição. Segundo a IP, trata-se de uma intervenção que “possibilitará, ainda, o aumento da capacidade para o tráfego de mercadorias e a redução dos tempos de percurso para os serviços de transporte de passageiros de longo curso”.
Numa nota a que o PRAÇA PÚBLICA teve acesso, a IP revela que a empreitada prevê a realização, entre outros, da substituição integral da superestrutura da via; a melhoria das condições de conforto para os utilizadores com a construção de novos cais de passageiros nas estações e apeadeiros que servem este troço; a alteração dos layouts (disposição das linhas) de via férrea das estações de Ovar e Esmoriz; a criação de duas vias de resguardo para comboios de mercadorias, com 750 m de comprimento útil mínimo, localizadas a norte da Estação de Ovar; a alteração e reforço de Passagens hidráulicas; a estabilização e tratamento de taludes; e a vedação do canal ferroviário.
No mesmo documento e de forma pormenorizada, a IP destaca, ainda, “as intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento rodoviário e pedonal da via férrea, promovidas através da construção de várias passagens inferiores e superiores à linha”.
Categorias Terra-a-Terra