Vareiros deram um passo importante para assegurar um dos quatro primeiros lugares da fase regular. Jay Heath deu recital ofensivo nos dois jogos.
A Ovarense arrancou uma vitória e encaixou uma derrota, em jogos a contar para as jornadas 14 e 15 da Liga Betclic, e mantém-se na terceira posição da tabela classificativa.
Na deslocação a Oliveira de Azeméis, os vareiros protagonizaram uma exibição de luxo e justificaram o triunfo (82-97). Apesar da melhor entrada em jogo dos oliveirenses, que surpreenderam no primeiro ‘quarto’, foi a equipa comandada por João Tiago que acabou por dominar o jogo, particularmente no fecho da primeira parte e no arranque da segunda. A perder por 13 pontos no fim dos dez minutos iniciais (32-19), os vareiros ‘vestiram o fato de trabalho’ e até ao intervalo equilibraram o marcador com um parcial de 20-28, que colocou a desvantagem em apenas cinco pontos (52-47).
Mas o melhor da Ovarense estava reservado para a segunda parte. Os alvinegros regressaram dos balneários decididos a dar a volta ao resultado e precisaram de apenas dez minutos para o conseguir. Empurrados pelas magníficas exibições de Jay Heath (27 pts, 5 ress, 3 ass), Jalen Jenkins (16 pts, 11 ress) e Gustavo Teixeira (19 pts, 1 ress, 2 ass), os vareiros cilindraram a Oliveirense com um esclarecedor 11-28, que, praticamente, traçou o destino do jogo. Nos últimos dez minutos a equipa da casa ainda reagiu, mas os vareiros foram mais fortes e voltaram a vencer o parcial (19-22), assegurando a segunda vitória frente aos oliveirenses, no campeonato desta época.
No sábado de Carnaval a Ovarense recebeu o Sporting e perdeu por 82-85, num jogo que teve um final frenético.
Os ‘leões’ entraram melhor no jogo e o desnível do primeiro parcial (17-23) acabou por ser determinante para o desfecho da partida. A Ovarense venceu o segundo e o terceiro ‘quartos’ (18-17; 21-19), equilibrou marcador e atirou para os últimos dez minutos todas as decisões.
Com Jalen Jenkins (15 pts, 6 ress, 2 ass), Jonathan Silva (15 pts, 7 ress, 1 ass) e Jay Heath (20 pts, 3 ress, 2 ass) em plano de evidência, os alvinegros conseguiram parar os pontos fortes do Sporting e fizeram os adeptos vareiros acreditar na vitória, quando a meio do último ‘quarto’ saltaram para a frente do marcador (73-72). Os ‘leões’ reagiram e passaram, de novo, para a liderança (76-78) e a Ovarense não mais conseguiu dar a voltar ao resultado. Os vareiros ainda tiveram uma bola de empate nas mãos de Render Woods, no último segundo da partida, mas o lançamento do norte-americano saiu depois da buzina soar para o final de jogo, esgotando-se a possibilidade de ‘atirar’ a decisão para o prolongamento.
Categorias Praça Desportiva