Futebol: Vareiros seguram a liderança com empate frente ao SC Espinho e vitória na receção ao RD Águeda

2026/02/05

A Ovarense empatou frente ao SC de Espinho (1-1) e triunfou na receção ao RD Águeda (3-0), em jogos a contar para as jornadas 19 e 20 do Campeonato Sabseg, e segurou a liderança isolada da competição.

Em Espinho jogava-se a liderança da prova e o equilíbrio acabou por ser, naturalmente, a nota dominante do jogo. Os dois candidatos ao título dividiram o protagonismo do jogo e proporcionaram um bom espetáculo de futebol, à semelhança do que aconteceu no jogo da primeira volta, que terminou com a vitória da Ovarense, por 4-3.
Mas, desta vez os golos foram coisa rara e só aparecerem na segunda parte. O SC Espinho foi a primeira equipa a marcar e, por isso, instalou-se a festa entre os adeptos espinhenses. Contudo, a reação da Ovarense foi rápida e num lance de fino recorte técnico Mário Correia cabeceou para o fundo da baliza dos “tigres” e empatou a partida, estabelecendo o resultado final.
Já no passado sábado, na receção ao RD Águeda, a Ovarense foi a equipa mais forte e construiu um resultado positivo, alicerçado numa primeira parte de grande aproveitamento ofensivo.
Ainda embalados pelo resultado positivo da jornada anterior, os vareiros entraram bem na partida e precisaram de apenas 18 minutos para se adiantarem no marcador, por intermédio de Mário Correia. A jogada nasceu na ala esquerda da Ovarense, onde apareceu André Claro, com um toque soberbo, a desmarcar o ponta de lança alvinegro, que aproveitou para abrir o marcador.
Os visitantes conseguiram reagir e criaram perigo junto à baliza vareira, mas foi a Ovarense que voltou a ‘faturar’, novamente por Mário Correia, que bisou na partida. Aos 39 minutos, na sequência de um lançamento de linha lateral, Gonçalo Semedo assistiu, de cabeça, o ponta de lança alvinegro que, dentro da pequena área rematou certeiro para o 2-0.
Com o jogo a caminhar para o intervalo, pensou-se que o resultado dos primeiros 45 minutos estaria fechado, contudo, já em tempo de compensação, Gonçalo Semedo voltou a assistir, desta vez André Claro que, em zona frontal e ainda fora da área, rematou forte e colocado, aumentando a vantagem alvinegra para 3-0.
Com o resultado confortável no bolso, Filipe Gonçalves, treinador da Ovarense, viu a sua equipa reagir positivamente aos momentos sem bola na segunda parte, “uma estratégia que foi trabalhada e definida”, explicou no final do jogo.
O RD Águeda aproveitou para equilibrar o jogo e as duas equipas acabaram por criar ocasiões de golo, ainda assim, nenhuma conseguiu materializar as oportunidades criadas e o resultado não se alterou até ao final da partida.
No fim do jogo, Filipe Gonçalves destacou tratar-se de uma “vitória que se ajusta”, perante “uma equipa difícil à qual, na primeira volta, não tínhamos ganho”, lembrou. Apesar de reconhecer que o RD Águeda também podia ter chegado ao golo na primeira parte, Filipe Gonçalves defendeu que a Ovarense “com bola, foi sempre uma equipa que chegou fácil a zonas de finalização”. Os vareiros marcaram três golos nos primeiros 45 minutos, “e podiam ter sido mais um ou dois”, disse o treinador alvinegro, lembrando que “vão haver momentos, nesta época, em que vamos ter de saber sofrer”, disse.
No próximo sábado a Ovarense recebe o S. Roque, antepenúltimo classificado, para um jogo “que queremos vencer”, afirmou o técnico vareiro.

Foto: adovarense/facebook

Categorias Praça Desportiva