Domingos Silva foi o grande vencedor das eleições e vai liderar a Câmara Municipal de Ovar nos próximos quatro anos

2025/10/29

Salvador Malheiro venceu a corrida à Assembleia Municipal de Ovar. PSD cantou vitórias de António Sá, em Esmoriz, de Paulo Pinheiro, em Cortegaça, de Américo Fonseca, em Maceda, de Jorge Maia em Ovar, e de Filipe Mesquita, em São Vicente de Pereira. Madalena Resende conquistou a Junta de Freguesia de São João para o PS, e Raúl Teixeira, também do PS, assegurou a Junta de Freguesia de Válega. Nuno Sousa, do Movimento 2030, triunfou em Arada e foi eleito o novo presidente da freguesia.

Domingos Silva foi o grande vencedor das últimas eleições autárquicas que tiveram lugar em Ovar, no passado dia 12, e vai continuar a liderar a Câmara Municipal de Ovar, durante os próximos quatro anos. Dos 29306 eleitores ovarenses que participaram no ato eleitoral (votaram 57,1% dos eleitores inscritos no concelho de Ovar), 10977, ou seja, 37,46%, votaram no PSD de Ovar, que garantiu a eleição de Domingos Silva e de mais três vereadores.
Na corrida à Câmara Municipal, o segundo partido mais votado no nosso concelho foi o PS, liderado por Emanuel Oliveira. Os socialistas arrecadaram o voto de 7574 eleitores vareiros (25,84%) e elegeram três vereadores, afirmando-se como o partido que vai liderar a oposição em Ovar.

PSD sem maioria na Assembleia Municipal de Ovar
O PSD de Ovar, cuja lista foi encabeçada por Salvador Malheiro, também venceu as eleições na corrida à liderança da Assembleia Municipal de Ovar. Os sociais-democratas garantiram o voto de 10509 eleitores vareiros (35,86%) e asseguraram a eleição de representantes para 11 dos 27 lugares em disputa.
O PS, liderado por David Oliveira, foi o segundo partido mais votado, com 7489 votos (25,56%), e elegeu oito representantes, que irão constituir a bancada política que vai liderar a oposição neste órgão autárquico.

PSD com vitórias em cinco das oito freguesias do concelho
O PSD, com vitórias em cinco das oito freguesias do concelho, também cantou vitória. Em Cortegaça e em Maceda, onde Paulo Pinheiro e Américo Fonseca obtiveram maiorias absolutas, e em Esmoriz, Ovar e São Vicente de Pereira, onde António Sá, Jorge Maia e Filipe Mesquita, respetivamente, vão ter de negociar com outras forças políticas para viabilizar a governabilidade da freguesia.
As outras três freguesias do nosso município vão ter executivos que governarão com maiorias absolutas. Madalena Resende e Raúl Teixeira, do PS, em São João e em Válega, e Nuno Sousa, do movimento independente MOV2030, que conquistou uma maioria absoluta na freguesia de Arada.

Categorias Política