Festival Literário de Ovar acontece de 17 a 21 de setembro

2025/09/08

De 17 a 21 de setembro Ovar vai acolher a 11.ª edição do Festival Literário, uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal ovarense que este ano volta a apostar num programa cultural riquíssimo, que contempla cerca de 50 atividades. A desenrolar-se em espaços culturais como o Museu Júlio Dinis, o Centro de Arte de Ovar, a Biblioteca Municipal, escolas, jardins e espaços da cidade, o Festival Literário de Ovar 2025 vai ser feito de mesas-redondas e conversas com escritores, músicos e artistas, espetáculos de teatro e performances literárias, concertos que cruzam música e poesia, apresentações de livros e encontros com autores, ou atividades para crianças e famílias, entre outros eventos.
Durante cinco dias, o público será convidado a mergulhar num programa intenso e plural, onde se destacam as noites do FLO, que se encheram de “palavra dita, cantada e sentida”, desde logo nos quatro espetáculos imperdíveis que terão lugar no Centro de Arte de Ovar e na Escola de Artes e Ofícios. No dia 17, Carlos Alberto Moniz traz ao Centro de Arte de Ovar o espetáculo “Na primeira pessoa”; Ana Deus & Luca Argel apresentarão, no dia 18, na Escola de Artes e Ofícios, o espetáculo “Canções para beber com Pessoa”; no dia 19 é a vez de Joana Alegre, João Afonso, Rogério Charraz e José Fialho Gouveia apresentaram o espetáculo “Anónimos de Abril, na Escola de Artes e Ofícios; e no dia 20 será o dueto Lúcia Moniz & Pedro Lamares que subirá ao palco do Centro de Arte de Ovar para apresentar o espetáculo “Para atravessar contigo o deserto do mundo”.
No dia 12, a anteceder o arranque oficial do Festival Literário de Ovar, o Centro de Arte de Ovar vai acolher a estreia de “Chuva pasmada”, de Mia Couto. Trata-se de uma encenação do vareiro Leandro Ribeiro, promovida pela autarquia ovarense. que conta com Hélder Bruno Martins, ao piano, e com a interpretação da Sol d’Alma, Associação de Teatro.
É no Museu Júlio Dinis, no dia 17, que terão lugar as primeiras iniciativas do Festival Literário de Ovar, mas é à noite, no mesmo dia, que Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e Carlos Nuno Granja, programador de conteúdos literários do FLO, participarão na Abertura Oficial do evento, que terá lugar no Centro de Arte de Ovar.
Depois, seguem-se cinco dias mágicos de um programa cultural que pode consultar aqui

Categorias Cultura