Basquetebol: Dinis Amaral em destaque com a mais alta qualificação técnica do basquetebol europeu

2025/08/06

A entrega do diploma decorreu durante o Campeonato da Europa de Sub20 Masculinos, numa cerimónia que simbolizou o culminar de três anos de aprendizagem, partilha e desenvolvimento profissional ao mais alto nível.

O treinador Dinis Amaral conclui, com êxito, o curso FIBA-FECC (Programa de Certificação de Treinadores da FIBA Europa), que representa o mais elevado patamar de certificação técnica para treinadores de basquetebol na Europa. O técnico vareiro foi, não só, um dos treinadores, entre os quase 60 treinadores europeus presentes, que ficou nos “4 best of the class” - os quatro melhores alunos do curso, que a organização premeia, como foi mesmo o melhor classificado dos 47 treinadores que concluíram o curso, que se desenrolou ao longo dos últimos três anos.
O FIBA-FECC 2023/2025 onde o treinador vareiro participou incluiu, entre outros, momentos presenciais durante os Campeonatos da Europa de Sub16 (2023), Sub18 (2024) e Sub20 (2025), com uma semana intensiva de trabalho, em cada fase, e avaliações contínuas entre os encontros.

Ao longo dos últimos três anos de duração do projeto FECC, que é coordenado pelo alemão Michael Schwarz, responsável do Departamento de Treinadores da FIBA Europa, Dinis Amaral partilhou o ‘palco do basquetebol europeu’ com alguns dos melhores treinadores da atualidade, desde logo com Pablo Laso (Baskonia) e Andrea Trinchieri (Zalgiris Kaunas), entre outros.
O treinador vareiro, que renovou, recentemente, por mais dois anos, com os franceses do ALM Evreux, que militam da Elite 2, foi selecionado para integrar o ciclo 2023/25 deste curso, após o concurso promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), de quem teve apoio institucional e financeiro (parcial) para o efeito. Com o destaca a FPB, a conclusão do FECC é um “marco significativo” na carreira do treinador natural de Ovar, que “passa agora a integrar um grupo restrito de técnicos europeus com esta certificação de excelência”, diz a instituição que superintende o basquetebol em Portugal.
Também a Escola Nacional de Basquetebol endereçou os parabéns ao treinador vareiro, destacando o seu “excelente desempenho, que dignifica o basquetebol português”, escreveu.
Com recurso às redes sociais, Michael Schwarz, responsável do Departamento de Treinadores da FIBA Europa, aproveitou o final do curso para dar os parabéns aos 47 treinadores que alcançaram a graduação, e destacou os resultados obtidos por Dinis Amaral, pelo húngaro Gáspar Dávid, a alemã Corina Kollarovics, e o francês Remy Poinas.

Categorias Praça Desportiva