Município de Ovar já tem um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

2025/10/08

O Centro Comunitário de Esmoriz assegura tratar-se de um “grande desafio” que se coloca a uma instituição que se diz “confiante e motivada para prestar este serviço que tanta falta faz às pessoas migrantes”.

O Centro Comunitário de Esmoriz inaugurou, no passado dia 24 de setembro, o seu o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, de Ana Cunha, vereadora da autarquia vareira com o pelouro do Desenvolvimento Social, de Pedro Portugal Gaspar, presidente da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), de António Sá, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, entre outras personalidades e lideres de instituições vareiras.
Como explica o Centro Comunitário de Esmoriz trata-se de um “grande desafio” que se coloca a uma instituição que se diz “confiante e motivada para prestar este serviço que tanta falta faz às pessoas migrantes”. Numa perspetiva de maior proximidade, esta resposta “visa facilitar e promover o acesso aos serviços mais relevantes para os migrantes, prestados por entidades públicas e privadas, bem como apoiar no processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes e requerentes de proteção internacional, articulando com as diversas estruturas nacionais e, especialmente, locais”, esclarece a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) esmorizense.
O CLAIM do Centro Comunitário de Esmoriz fará atendimento à população migrante, numa primeira fase, à terça-feira de manhã e à sexta-feira à tarde, mediante agendamento prévio.
Os agendamentos poderão ser solicitados por email: claim.ovar@ccesmoriz.pt.

Categorias Terra-a-Terra