Freguesia de Arada festejou o padroeiro São Martinho

2025/11/22

A freguesia de Arada esteve em festa, no passado dia 11, dia em que homenageou o São Martinho, padroeiro da freguesia. Tratou-se de uma celebração marcante, já que serviu para assinalar, igualmente, o regresso da autonomia administrativa ao território aradense.
As comemorações arrancaram com o hastear das bandeiras e com a plantação de uma oliveira, pelas crianças das escolas do Outeiral e da Murteira, no Jardim do Cruzeiro, como símbolo da reposição da autonomia da freguesia de Arada.
O momento religioso aconteceu com a celebração de uma missa em honra de São Martinho, a que se seguiu a sessão solene, que teve lugar no Centro Cívico de Arada e que ficou marcada pela ‘reposição’ das placas em homenagem aos executivos e membros, que exerceram funções na Assembleia de Freguesia de Arada, depois de 25 de abril de 1974, e pelas intervenções de Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Reis, deputado municipal que representou o presidente da Assembleia Municipal de Ovar, de Américo Santos, presidente da Assembleia de Freguesia de Arada, e de Nuno Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Arada.
As comemorações do Dia da Freguesia de Arada englobaram, ainda, mais dois dias de iniciativas. No dia 15, um conjunto de jogos de tabuleiro a que se seguiu o festival de Sopas, levado a efeito pelo Grupo Folclórico os Fogueteiros de Arada, e no dia 16 uma noca eucaristia, celebrada em honra do padroeiro da vila, São Martinho, a que se seguiu a tradicional procissão.

Categorias Terra-a-Terra