Chegou ao fim mais uma edição do Carnaval de Ovar, que este ano teve como grandes vencedores a escola de samba Costa de Prata, o grupo de passerelle Joanas do Arco da Velha e o grupo carnavalesco Pinguins.
Foram três semanas de verdadeira folia, onde tiveram lugar muitas iniciativas que envolveram milhares de foliões. ‘Alimentados’ pela Vitamina da Alegria, estes fizeram a festa no Espaço Folião, na Praça das Galinhas, no Parque Júlio Dinis, no Jardim do Cáster e no Chafariz do Neptuno, lugar emblemático dos festejos carnavalescos, onde aconteceu mais uma enorme Noite Mágica.
Mas foi nos dias dos Grandes Corsos que a festa teve o seu epílogo. Para as escolas de samba no sábado, numa noite marcada pela cor, pelos ritmos brasileiros e por muito brilho. No domingo e na terça-feira para os mais de dois mil foliões que aproveitaram a “bênção” de S. Pedro para, na Avenida Sá Carneiro, fazerem um dos maiores desfiles de que há memória.
Do oriente ao ocidente e do norte ao sul do globo, vieram temas que os grupos e escolas de samba tão bem exploraram, apresentando, às dezenas de milhares de visitantes, histórias e contos nunca antes vistos. Cozinheiros, dragões chineses, vikings e romanos, escritores ou cantores portugueses, programas televisivos, caixinhas de música de corda, orquestras carnavalescas, tradições dos países que compõem o caribe, ou do México, histórias e contos oriundos do Brasil, de Veneza, ou até mesmo sobre a Noite Mágica do nosso Carnaval, entre tantos outros temas, fizeram, brilhantemente, a festa de mais um Carnaval de Ovar, que, apesar das ameaças climatéricas, saiu à rua para três dias de muita folia.
Na categoria escolas de samba a grande vencedora foi a Costa de Prata. Com o tema “OXE! Que Cordel é esse!?”, os ‘vermelho e brancos’ regressaram às vitórias no nosso carnaval, destronando a Charanguinha, que ficou em segundo lugar com o tema “Noite Mágica”. A Juventude Vareira, com o tema “Máscaras e segredos sob o céu de Veneza” fechou o pódio, no terceiro lugar, e os Kan-Kans ficaram em quarto lugar, com o tema “Sambando com as estações”.
As Joanas do Arco da Velha foram as vencedoras na categoria grupos de passerelle, com o tema “Somos muitas, somos uma”. O tema “Abracadabra” valeu o segundo lugar aos Bailarinos de Válega, e as Barulhentas fecharam o pódio no terceiro lugar, com o tema “Caribe”. As Palhacinhas, com o tema “La vida es un carnaval” ficaram no quarto lugar, as Melindrosas, com o tema “Melindrosas à conquista” arrancaram o quinto lugar e em sexto lugar ficaram os Levados do Diabo, com o tema “Levados emaranhados”.
Na categoria grupos carnavalescos o grande vencedor foi o grupo Pinguins, que apresentou um desfile oriental. Com o tema “O poder do imaginário”, os Pinguins desfilaram com dragões e tradições orientais, num misto de grande espetacularidade e cor, que culminava com uma alegoria verdadeiramente sublime. O segundo lugar coube aos Garimpeiros. Com o tema Cupitózçaltos, estes foliões protagonizaram um desfile único, que arrebatou as dezenas de milhares de visitantes que não perderam “pitada” de mais um Carnaval de Ovar. O último lugar do pódio coube aos Xaxas, que este ano desfilaram em homenagem a um antigo elemento. Com o tema “por ti”, os Xaxas fizeram uma grande festa musical e com um desfile marcante arrancaram um lugar de mérito na classificação.
Mas, houve muito mais carnaval. Os Não Precisa (4.º lugar) trouxeram o tema “Retro Arte”; os Vampiros (5.º lugar) o tema “Mad Epic_Vamp”; os Catitas (6.º lugar) o tema “Zapping”; os Marroquinos (7.º lugar) o tema “Não vás ao mar Tóno”; os Marados (8.º lugar) o tema “Não Há amor como o Primeiro”; Os Pierrots (9.º lugar) o tema “E salta Ovar; os Hippies (10.º lugar) o tema “Dá-me corda”; os Pindericus (11.º lugar) o tema “S’era p’ra isto não tinha bindo”; os Zuzukas (12.º lugar) o tema “KaputdAzar”; os Carrucas (13.º lugar) o tema “Pito Andar”; e os Condores (14.º lugar) o tema “A mudança exige tempo”.
Terminou a época carnavalesca em Ovar, mas não terminou o Carnaval de Ovar de 2026. O Carnaval Infantil, que foi adiado devido às condições climatéricas, vai realizar-se em maio, no dia 31, precisamente no dia que antecede as comemorações do Dia Mundial da Criança.
Categorias Iniciativas